XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MUSEUMS AND TEACHER TRAINING: STRATEGIES FOR PROFESSIONAL DEVELOPMEN Autor: PATRICIA REGINA SANTOS GARCIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 71136
Catalogação: 18/06/2025 Liberação: 18/06/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71136&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71136&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71136
Resumo:
Título: MUSEUMS AND TEACHER TRAINING: STRATEGIES FOR PROFESSIONAL DEVELOPMEN Autor: PATRICIA REGINA SANTOS GARCIA
Nº do Conteudo: 71136
Catalogação: 18/06/2025 Liberação: 18/06/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71136&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71136&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71136
Resumo:
This study investigates the actions and professional development
strategies carried out by the museums of the Federal University of Rio de
Janeiro (UFRJ) for Basic Education teachers, highlighting the importance of
Museum Education as a strategy for teachers continuing professional
development. The research adopts a qualitative approach, with
methodological development through interviews with museum
representatives, observations of professional development initiatives for
teachers, and an investigation into the perceptions of participating
educators, generating data for content analysis. To map the museums and
their professional development strategies, questionnaires were applied to
museum representatives and Basic Education teachers. The selection of
indicators is based on theoretical references that directly connect teacher
training initiatives to the museum context, considering cultural, social, and
scientific aspects. The data analysis reveals that museum experiences not
only enrich teachers curricula but also foster a deeper understanding of
cultural and scientific education, which is essential for contemporary
pedagogical practice. The findings emphasize the need for training that
integrates theoretical and practical aspects, in alignment with the guidelines
of the National Museum Education Policy (PNEM). Additionally, the study
highlights the challenges in implementing professional development
initiatives that effectively integrate museum spaces into school routines,
suggesting that museums can serve as valuable allies in building a more
contextualized and pluralistic education. The research concludes that
continuing professional development and collaboration between educators
and museum professionals are fundamental for updating curricula to meet
contemporary educational demands. Museums emerge as significant
institutions in teachers professional development, serving as spaces for
learning and reflection that support the construction of knowledge and
innovative educational practices. Furthermore, the study advocates for a
continuous dialogue between schools and museums, proposing that
expanding this interaction can play a crucial role in enhancing teachers
professional development and enriching the educational process.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |