XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FRAUDULENT COMPLAINTS AGAINST BRAZILIAN AIRLINES: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHNIQUE FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE Autor: STEFANO SARDENBERG RIBEIRO DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS WILCOX HEMAIS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 70717
Catalogação: 03/06/2025 Liberação: 03/06/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70717&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70717&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70717
Resumo:
Título: FRAUDULENT COMPLAINTS AGAINST BRAZILIAN AIRLINES: A QUALITATIVE STUDY USING THE PROJECTIVE TECHNIQUE FROM THE PERSPECTIVE OF BRAZILIAN CULTURE Autor: STEFANO SARDENBERG RIBEIRO DA COSTA
Nº do Conteudo: 70717
Catalogação: 03/06/2025 Liberação: 03/06/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70717&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70717&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70717
Resumo:
There are various reasons for consumer complaints, the majority of whichstem from negative consumption experiences. However, there exists a group of individuals who lodge complaints with the company without necessarily being dissatisfied, thereby generating what are known as fraudulent complaints.Fraudulent complaints occur when the consumer s objective is to obtain some monetary or social gain at the expense of the company. Despite the importance of this subject, few studies have been conducted on it in Brazil. The present study focuses on this type of behavior within the context of Brazilian airlines, while also examining Brazilian culture, including the concepts of malandragem and the jeitinho brasileiro. To that end, a qualitative study was conducted, employingin-depth interviews with 20 frequent air travelers, guided by the use of projective techniques. The data analysis reveals divergent opinions among the interviewees regarding fraudulent complaints, ranging from acceptance to rejection of opportunistic behaviors.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |