XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: YIDDISH WORKSHOPS WITH CHILDREN: AN ALTERNATIVE OF RESISTANCE? Autor: GISELE BARROS GONZAGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 70589
Catalogação: 26/05/2025 Liberação: 26/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70589&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70589&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70589
Resumo:
Título: YIDDISH WORKSHOPS WITH CHILDREN: AN ALTERNATIVE OF RESISTANCE? Autor: GISELE BARROS GONZAGA
Nº do Conteudo: 70589
Catalogação: 26/05/2025 Liberação: 26/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70589&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70589&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70589
Resumo:
The aim of this dissertation was to research the narratives, practices and interactions of children and adults at a Jewish school in Rio de Janeiro, in Yiddish language, literature and music workshops. The central questions relate to the practices and interactions (languages, stories, songs, games) between children and teachers, in the sense of listening, getting to know and analysing what the children say about the Yiddish workshops and what the children show in their activities. The methodological strategies were: observation of the Yiddish workshops in seven classes from the third to the fifth year of primary school at the school. Field notebooks, audio recordings and transcriptions of the recorded field material were used. The dissertation is organised into four chapters. The second chapter discusses four authors: Hobsbawm, Bauman, Benjamin and Adorno. Contexts and concepts for a basic theoretical understanding of the Holocaust and barbarism are presented. The third chapter deals with the origin and history of the Yiddish language and culture. This chapter discusses the question of State and language, and how Jewish migration to Brazil took place. The next chapter presents the Viver com Yiddish workshops and the entry into the field, its history, structure and routine. In the fifth chapter, the narratives from the observations, analyses and reflections on the children s interactions and productions in the workshops are revealed. Based on these methodological strategies and the contributions of the authors, the research sought to understand how the workshops realise in practice what they propose as an alternative form of resistance. In the final considerations, it was emphasised that the activities proposed by the workshops are intense acts of resistance, so studying Yiddish goes in the opposite direction to the historical and cultural erasure of the language. The key results were the affective and engaging dynamics of the workshops, the critical appropriation of language, literature and history by the children. The use of music as a cultural and emotional link was observed, as well as the awareness of memory, identity and resistance, and the understanding of the transnational nature of Yiddish.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |