XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CHILDREN IN TRANSITS: NEGOTIATING DIFFERENCES IN A NEIGHBORHOOD ON THE OUTSKIRTS OF RIO DE JANEIRO Autor: ALINE DE OLIVEIRA BRAGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MYLENE MIZRAHI - ADVISOR
Nº do Conteudo: 70515
Catalogação: 21/05/2025 Liberação: 21/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70515&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70515&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70515
Resumo:
Título: CHILDREN IN TRANSITS: NEGOTIATING DIFFERENCES IN A NEIGHBORHOOD ON THE OUTSKIRTS OF RIO DE JANEIRO Autor: ALINE DE OLIVEIRA BRAGA
Nº do Conteudo: 70515
Catalogação: 21/05/2025 Liberação: 21/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70515&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70515&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70515
Resumo:
This piece of research is an ethnographic study conducted with children from the
outskirts of Rio de Janeiro and Angolan and Congolese migrant children who attend
the Children s Development Center. The objectives are to investigate social
relations dynamics between children, understanding how they deal with
differences, their curiosity about other cultures, as well as the existence of racial
tensions. In this context, it is through things, music, drawings, dance, photography,
literature, tastes and consumption that we seek to understand the children s point of
view (Gell, 2014). The theoretical premise adopted, among others, is the concept of
experience-near, used to reflect on what children say about race, their hair, their
appearance and difference, as well as the concept of experience-distant, used to
understand race and racism based on children’s local knowledge. Children use toys
to symbolize, imagine and fantasize. The realm of play is a very serious matter,
mainly because it is through toys that children create representations of reality.
Things make us the people we are, that is, they transform us, provoke distinctions
and form groups. We can go so far as to say that together with things we become
who we are. According to Miller (2013), this is the theory that will shape the idea
that objects make us as part of the process by which we make them. Children create
a world that functions within their rules and ways of organizing themselves. In this
research, following our theoretical framework, consumption is taken as a creative
and transgressive movement, through which subjects grant unexpected meanings to
goods through the uses they make of them. For Mizhari (2018), consumption is a
creative and transgressive movement, through which subjects grant unforeseen
meanings to goods through the uses they make of them. Consumption is, thus, also
an input that enables the production of styles and the materialization of tastes.
Therefore, objects are not separate from social processes. Furthermore, the object
world guides ways of living, communicating and dressing, and its attribution of
meanings is shared by groups. We conclude that there is production of of racial
tensions among children in Early Childhood Education. As the data from the
research field showed, there is a logic among children in games that are constructed
along racialized paths. With children, differences emerge and are negotiated
through playthings, consumer objects and the formation of tastes, which are
creatively developed by those who observe the world, negotiating it in a very
serious way. Therefore, it is essential to promote the construction of an anti-racist
education that recognizes different childhoods and their different forms of
existence.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |