XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE GLOBAL EXPANSION OF ACAI: INTERNATIONALIZATION STRATEGIES OF OAKBERRY ANDSAMBAZON Autor: ALEXANDRA TEIXEIRA PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLARICE SECCHES KOGUT - ADVISOR
Nº do Conteudo: 70481
Catalogação: 19/05/2025 Liberação: 19/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70481&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70481&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70481
Resumo:
Título: THE GLOBAL EXPANSION OF ACAI: INTERNATIONALIZATION STRATEGIES OF OAKBERRY ANDSAMBAZON Autor: ALEXANDRA TEIXEIRA PINTO
Nº do Conteudo: 70481
Catalogação: 19/05/2025 Liberação: 19/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70481&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70481&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70481
Resumo:
This study aims to investigate, understand, and compare the internationalization
processes of two companies in the açaí production and commercialization sector, OAKBERRY and SAMBAZON, focusing on their decision-making processes and the
factors that influence their global expansion strategies. In order to achieve this objective, a qualitative approach is adopted, based on a multiple case study method, allowing for a
comparative analysis of the international trajectories of these companies. The findings
indicate that OAKBERRY pursues a rapid and decentralized internationalization strategy, prioritizing the franchise model to expand its global presence. In contrast, SAMBAZONadopts a more gradual approach, initially focusing on consolidating its brand in the United States before expanding to other countries. Although it shares characteristics with Born Global firms, its expansion has been more centered on this specific market. Both
companies demonstrate a high degree of adaptability, yet their internationalization
strategies reflect distinct priorities and contextual challenges. While contributing to a
deeper understanding of the mechanisms and challenges inherent in the internationalization of companies in the açaí sector, this research also broadens the
discussion on the global integration of regional and/or origin-certified products. The cases
analyzed further suggest that the internationalization of such products can support the
establishment of new market standards, the shaping of consumer habits, and the
strengthening of global brand positioning. From a managerial perspective, the study
highlights the importance of relationship networks in supporting internationalization and
contributes to academic literature by offering new insights into the strategies of açaí
companies and origin-certified and/or regional products in the global marketplace.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |