XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FROM SILENCE TO CLICK: HOW THE CONVENIENCE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IS RESHAPING CORPORATE WHISTLEBLOWING PRACTICES Autor: MARIA FERNANDA ARAUJO DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE BRANTES FERREIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 70448
Catalogação: 14/05/2025 Liberação: 14/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70448&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70448&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70448
Resumo:
Título: FROM SILENCE TO CLICK: HOW THE CONVENIENCE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IS RESHAPING CORPORATE WHISTLEBLOWING PRACTICES Autor: MARIA FERNANDA ARAUJO DE CARVALHO
Nº do Conteudo: 70448
Catalogação: 14/05/2025 Liberação: 14/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70448&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70448&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70448
Resumo:
The widespread adoption of artificial intelligence and the continuous evolution of digital technologies have been reshaping how individuals interact with automated systems in various contexts, including corporate compliance environments. In this dynamic landscape of innovation, AI-powered whistleblowing platforms have gained prominence as strategic tools to foster organizational ethics and integrity, offering enhanced efficiency, data security, and accessibility in handling misconduct reports. Given the unique characteristics of these platforms and the sensitive nature of the information reported, it becomes crucial to understand the factors that shape the user experience and influence willingness to engage with such tools-often under emotionally charged and high-stakes conditions. This study aims to examine how perceived service quality, user trust in the AI-enabled platform, perceived burden (sacrifice), anxiety, perceived privacy risk, and perceived convenience interact to influence user behavior when utilizing automated whistleblowing
channels. A conceptual model was developed to explore the interrelationships among these constructs. The proposed hypotheses were tested through structural equation modeling, based on data collected from individuals who had interacted with AI-driven whistleblowing tools in organizational contexts. Findings indicate that perceived service quality has a positive effect on user trust and contributes to lowering the perceived burden associated with using the platform. Anxiety, by contrast, emerged as a critical barrier, undermining trust, increasing perceived effort, and intensifying concerns about privacy risks. Moreover, trust was found to positively influence perceived convenience, while perceived burden had a negative impact on the same. Notably, perceived privacy risk did not show a statistically significant effect on convenience. These insights offer a deeper understanding of the psychological and experiential factors that enhance-or hinder-the effective adoption of AI-based whistleblowing systems, and provide actionable guidance for the development and refinement of such tools in corporate compliance settings.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |