XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: BILINGUAL TEACHER OF THE DEAF: FORMATIVE PATHS Autor: PATRICIA DA COSTA MENEZES MIRANDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ADVISOR
Nº do Conteudo: 70439
Catalogação: 14/05/2025 Liberação: 14/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70439&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70439&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70439
Resumo:
Título: BILINGUAL TEACHER OF THE DEAF: FORMATIVE PATHS Autor: PATRICIA DA COSTA MENEZES MIRANDA
Nº do Conteudo: 70439
Catalogação: 14/05/2025 Liberação: 14/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70439&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70439&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70439
Resumo:
This thesis aims to understand the formative path of the hearing and deaf
bilingual teacher in the early years, in search of knowing the constitutive paths that
involve the process of this training, that is, to perceive the practical training actions
that teachers carry out to teach with deaf students. The starting point is the practical
knowledge and experiences that permeate this teacher training from the specific
objectives: a) to identify the profile of the teacher who works in the education of
the deaf; b) to verify whether there are different conceptions of teacher in the
education of the deaf; c) recognize pedagogical practices considered proper to
bilingual education and how they are situated in relation to cultural differences, d)
analyze the interrelations between education of the deaf, interculturality and
bilingualism. Thus, anchored by the perspective of bilingualism (Kubaski, 2009) in
the education of the deaf, we sought to discover how the training of these teachers
is in synch with an education focused on the recognition of differences. These
differences are worked from the perspective of interculturality (Candau, 2011, 2014
and 2016; Walsh, 2009) aimed at looking at the construction of this formation
valuing the cultural difference in this process, understanding that the deaf is a
historical-cultural subject of linguistic minority that for a long time was excluded
from the scenario of Brazilian Education. The training of bilingual teachers of the
deaf is dialogued with the concept of Teacher Professional Development (Nóvoa,
2022; Garcia, 2009) observing that the practical experiences of teacher training for
the deaf stress a process of in-service training, punctuating a movement of
formative construction supported by the practical exercise of the profession. As a
work methodology, the testimonies from the interviews carried out with hearing
and deaf teachers who work with deaf subjects were used, which enabled a series
of actions: to identify the academic background, to analyze the practical
experiences in the teaching of the deaf, to understand the conception of bilingualism
that circulates in this training process, as well as the teaching strategies developed
that constitute the pedagogical practice of becoming a bilingual teacher of the deaf.
As a result, we realized that we were not able to define a specific space for the
training of teachers of the deaf, but to understand that this movement constituted a
continuous process of training mediated by practical pedagogical experiences built
in the relationship with the other and the school space. This thesis closes by showing
possible paths of formation, evidencing examples of formative trajectories that
consolidated the path of bilingual teachers of the deaf. The deaf are highlighted as
protagonists of the bilingual education process, to have access to knowledge in a
meaningful way in respect to their cultural identity.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |