$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: REPRESENTATIONS OF THE SMOKER: CONSUMPTION PRACTICES AND CIGARETTE ADVERTISING IN BRAZILIAN MAGAZINES OF THE 20TH CENTURY
Autor: VINICIUS GOMES WU
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - ADVISOR
WILLIAM DE ALMEIDA CORBO - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 70351
Catalogação:  08/05/2025 Liberação: 08/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70351&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70351&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70351

Resumo:
This thesis examines the development of cigarette advertising in Brazil during the 20th century. The analysis is based on an examination of advertisements published in three of the country s main illustrated magazines between 1909 and 2000: Ilustração Brasileira (1909-1958), O Cruzeiro (1928-1985), and Manchete (1952-2000). A total of 5,121 magazines were analyzed, from which 5,462 words and expressions were extracted, as well as the illustrative images from over 2,600 ads that make up the research corpus. The study covers practically the entire period of cigarette advertising in the country. Assuming as its main reference a literature committed to understanding consumption from an anthropological perspective, this thesis aims to analyze the advertising discourse fostered by the tobacco industry. The objective is to gain a better understanding of the habit of smoking cigarettes in Brazil and consumption practices in general. The proposal is fundamentally a reflection on the role of advertising in the social construction of cigarette consumption. This includes an understanding of its decisive participation, as well as its limits, in the consolidation of a market that involves more than 1.3 billion consumers worldwide.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui