XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE CLOWN OF FOLIA DE REIS AT THE CROSSROADS OF THE SACRED AND THE PROFANE: A PLAYER IN THE FRACTURE Autor: LUIS FERNANDO BRUNO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ADVISOR
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 70339
Catalogação: 08/05/2025 Liberação: 08/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70339&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70339&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70339
Resumo:
Título: THE CLOWN OF FOLIA DE REIS AT THE CROSSROADS OF THE SACRED AND THE PROFANE: A PLAYER IN THE FRACTURE Autor: LUIS FERNANDO BRUNO
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 70339
Catalogação: 08/05/2025 Liberação: 08/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70339&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70339&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70339
Resumo:
This work aims to investigate the figure of the clown of Folia de Reis, a
character who was born in a field of tension, in which the Christian religion and
Afro-indigenous rites are in dispute. However, it is in the fracture of a hegemonic
monumental narrative that a player emerges capable of teaching us that it is possible
for such forces to act not in the dilution and erasure of knowledge, but in the
addition. Within some Folias, sometimes the clown s performances are related to
the imaginary of the orixá Exu, revealing interfaces with practices from the field of
Afro-diasporic religions, highlighting the key to inversion and transgression. It is
necessary to understand it as a reading vector for a Brazil of small things (power of
delicacies), which hosts within itself different cultural and religious vectors, forged
in the dimension of remaking in spiral time, at the confluences and crossroads of
history. This research revisits him outside of the folklore key, recognizing him as
an epistemic agent capable of founding, in his anarchic relationship with the
hegemonic space, enchanted territorialities that transcend any purist or reductionist
belief from a religious point of view, or that intend to simplify the rite, or dissociate
what is sacred from the profane.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |