XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FIRST-GENERATION IN THE FAMILY AT UNIVERSITY: EXPECTATIONS, SUPPORT AND CHALLENGES OF RETENTION Autor: LAISA AZEVEDO ESTEVES DE BARROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA SEIXAS MAGALHAES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 70221
Catalogação: 05/05/2025 Liberação: 27/03/2026 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70221
Resumo:
Título: FIRST-GENERATION IN THE FAMILY AT UNIVERSITY: EXPECTATIONS, SUPPORT AND CHALLENGES OF RETENTION Autor: LAISA AZEVEDO ESTEVES DE BARROS
Nº do Conteudo: 70221
Catalogação: 05/05/2025 Liberação: 27/03/2026 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70221
Resumo:
This research aimed to investigate the role of the family in the construction of the professional project of young individuals belonging to the first generation in their families to enter Higher Education. A qualitative study was conducted, involving interviews with three men and five women, all scholarship students at a private institution in Rio de Janeiro, aged between 18 and 30 years, and residing in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. The content analysis method was used to analyze the data. Five main categories emerged: You re going to be a millionaire!: family expectations; I want to renovate this entire house: social reparation as a form of family loyalty; family support at university; differentiation and belonging; challenges of university retention. The discussion of the results will be presented across three articles. It was found that it is through their relationship with their support network, especially their families, that young people build their professional projects, encompassing both the motivations and expectations for entering Higher Education and the meaning of work and university education. It was observed that, although the family is present at various stages of the students academic journeys, there are limitations in the support offered, often related to the family s lack of knowledge about the university experience and difficulties in covering the financial costs of academic education. In addition, it was noted that other support networks, such as classmates, professors and university support services, are fundamental for providing guidance and creating a welcoming environment for these young individuals in their academic trajectories, supplementing the support received from their families.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |