XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EDUCATION AND ENTERTAINMENT ON TIKTOK: CONTENT CREATORS STRATEGIES FOR TEACHING BIOLOGY Autor: PEDRO BARROSO DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 70210
Catalogação: 05/05/2025 Liberação: 05/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70210&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70210&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70210
Resumo:
Título: EDUCATION AND ENTERTAINMENT ON TIKTOK: CONTENT CREATORS STRATEGIES FOR TEACHING BIOLOGY Autor: PEDRO BARROSO DO NASCIMENTO
Nº do Conteudo: 70210
Catalogação: 05/05/2025 Liberação: 05/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70210&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70210&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70210
Resumo:
TikTok is one of the most popular social media platforms in Brazil, widely used by different age groups for entertainment and information consumption. Considering this dynamic in the Brazilian digital landscape, this study investigates how content creators with a background in biological sciences use TikTok to teach scientific concepts, exploring the
strategies they adopt to balance education and engagement on the platform while accounting for the network’s format limitations in terms of content depth. To achieve this, videos from three major Brazilian creators, Yago Stephano, Ana, and Matheus Mesquita, were analyzed, along with an interview with Yago Stephano, aiming to understand his
perspective on the challenges and potential of TikTok as a teaching tool. The results indicate that content varies among creators, ranging from explanations of viral videos to microscope observations, and that the use of humor and pop culture references are central strategies for increasing audience engagement. However, the need to adapt content to the
platforms algorithmic demands may lead to superficiality and a limitation in the variety of topics covered. The study concludes that, despite these challenges, TikTok proves to be a relevant tool for scientific communication, making complex concepts more accessible to a broad audience.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |