$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DIDACTIC RESOURCES FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN IN PARTNERSHIP: A TRANSGRESSION IN THE TEACHING LEARNING OF PORTUGUESELANGUAGE
Autor: VANESSA VILLARINHO ESTEVES CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 69918
Catalogação:  10/04/2025 Liberação: 11/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69918&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69918&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69918

Resumo:
This dissertation reflects on two decades of teaching experience, highlighting the importance of meaningful and collaborative work in the teaching-learning process. Starting from the central question about the possibility of revitalizing the enchantment with school, which is often lost due to the absence of playful and creative activities, the text presents practical examples of collaborative and creative practices in Portuguese Language and Literature classes. These practices aim to recover students affection and protagonism, establishing a point of connection with Design in Partnership. In this context, both teachers and students collaborate to create innovative solutions for specific challenges or projects, reflecting educators concern in seeking new approaches and creative forms of teaching, aligned with the principles of Design, to shape more critical and engaged students.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui