XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HOW CAN I HAVE A FIRM HAND IF MY STUDENTS HAVE BLEEDING WRISTS?: A DISCURSIVE ANALYSIS OF EMOTIONS AND THE (DE)CONSTRUCTION OF VIOLENCE IN TEACHERS NARRATIVES Autor: DHARVIND ANACLETO AGUIAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - ADVISOR
MARA REGINA DE ALMEIDA GRIFFO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 69777
Catalogação: 27/03/2025 Liberação: 27/03/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69777&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69777&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69777
Resumo:
Título: HOW CAN I HAVE A FIRM HAND IF MY STUDENTS HAVE BLEEDING WRISTS?: A DISCURSIVE ANALYSIS OF EMOTIONS AND THE (DE)CONSTRUCTION OF VIOLENCE IN TEACHERS NARRATIVES Autor: DHARVIND ANACLETO AGUIAR
MARA REGINA DE ALMEIDA GRIFFO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 69777
Catalogação: 27/03/2025 Liberação: 27/03/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69777&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69777&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69777
Resumo:
This dissertation, permeated by a strong autoethnographic sensitivity (Biar; Torres,
2018), arises from my reflections as a teacher-researcher and takes shape from the
dialogue with three other recently graduated teachers. In this study, as a general
objective, I seek to understand how these teachers and I discursively construct
emotions with regard to our experiences in the school environment, including
situations of violence. Moving on to the specific objectives, I seek to: i) analyze the
discursive construction of the emotions of the participating teachers in life story
narratives, based on the identification of the evaluative lexical-grammatical choices
present in our teaching discourses; ii) generate understandings about the
micropolitical role of these emotions, reflecting on how they reinforce or alter
power relations; and iii) reflect on the construction and deconstruction of school
violence, focusing especially on the symbolic violence of discourse. The
theoretical-analytical horizons are aligned with Critical Applied Linguistics (Moita
Lopes et al., 2006; Rajagopalan, 2011) in interface with studies on emotions
(Rezende; Coelho, 2010; Le Breton, 2019) constructed in narratives (Bastos, 2005),
especially in life story narratives (Linde, 1993). Aligning myself with the
qualitative and interpretivist research paradigm (Denzin; Lincoln, 2006), I
promoted exploratory conversations (Miller, 2001; Maciel, 2021) with teachers as
a way of recording our discourses, which enabled the co-construction of
INdisciplinary reflections (Moita Lopes, 2006; 2013) on the experiences and
violence in our classrooms. Following studies on discourse evaluation (Labov,
1972; Thompson; Hunston, 2006; Oteíza, 2017), I use the Appraisal System
(Martin; White, 2005) as a basis for investigating evaluations (Linde, 1997; Martin,
2001) produced microdiscursively by participants, relating them to Discourses
(Gee, 2015) that circulate in macrosocial contexts. Understandings suggest, on the
one hand, that, due to the symbolic and/or physical violence experienced, the
participating teachers and I construct emotions in our discourses focused on Affects
of insecurity and dissatisfaction, as well as moral judgments in the field of ethics.
On the other hand, the micropolitical dimension of emotions also seems to move us
to continue teaching, which is observed through emotions linked to critical
indignation and hope. Our reflections, provided by exploratory conversations,
offered opportunities for new insights into our educational practices and the
possibility of deconstructing violent acts.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |