XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MATHEMATICS AND SOUND Autor: ALBINA POYARES DE MELLO BHERING
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 69775
Catalogação: 27/03/2025 Liberação: 31/03/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69775
Resumo:
Título: MATHEMATICS AND SOUND Autor: ALBINA POYARES DE MELLO BHERING
Nº do Conteudo: 69775
Catalogação: 27/03/2025 Liberação: 31/03/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69775
Resumo:
This master s thesis presents a way to teach mathematical concepts, such
as fractions, proportions, and geometric series, in an interdisciplinary manner with
Music and Physics, using the maker culture. To this end, mathematical concepts
found in Music, such as rhythm, harmony, chords, and musical scales, are
presented. Additionally, mathematical concepts present in the sound waves of
tubes are introduced. This interdisciplinary work culminated in the construction of
musical instruments as a practical application of physical and mathematical
concepts. The tubophone instrument was made with PVC pipes, in which the
concepts learned were applied in its construction with eighth-grade students,
aiming to encourage student protagonism in the school environment. The pan flute
instrument was made using fraction concepts. In the end, it is evident that the
integration of mathematical concepts applied to Music can be an opportunity for
teaching and learning with an integrative methodological approach, as it arouses
students curiosity and interest, besides stimulating situations where teachers and
students work together in concrete situations, using the maker philosophy, a
do-it-yourself culture.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |