$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DIDACTICS OF HISTORY AND THE REPRESENTATION OF HISTORICAL CONSCIOUSNESS IN THE LEARNING PROCESS OF THE CONCEPT OF HISTORICAL TEMPORALITY FOR 6TH-GRADE CLASSES THROUGH THE WORKSHOP LESSON
Autor: FABIO DE MELO ASSUMPCAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 69698
Catalogação:  20/03/2025 Liberação: 21/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69698

Resumo:
Teaching History through images is still a practice rarely used in the classroom. This research, from the perspective of the Didactics of History proposed by historian Jörn Rüssen, aims to discuss how the use of drawing can be utilized for learning historical temporality, a knowledge object proposed by the National Common Curricular Base (BNCC). The research stems from a classroom practice with 6th-grade students, which I have developed and used since 1999 when I began my professional career. This practice consists of developing a History teaching workshop entitled Shall we learn (your) History? with the objectives of making students coming from the initial years find meaning in learning History through their own experiences and memories. Creating a bond with the students is the first step to putting the Didactics of History into practice. This research will use the intellectual production of the students, narrated pictorially, as a source to prove the effective historical learning from their historical consciousness. The drawing workshop was held between February and March 2024 at GET Writer Millôr Fernandes, located in Maré, Rio de Janeiro.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui