$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CINEMA É CACHOEIRA AND CINEMA IS PLASTIC: FORTUNE TELLERS OF CONTEMPORARY CINE MA AND ITS RELATIONAL DRAMATURGICAL POETICS
Autor: SAMANTHA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA PAULA VEIGA KIFFER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 69670
Catalogação:  18/03/2025 Liberação: 21/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69670&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69670

Resumo:
The thesis investigates, based on interdisciplinary bibliographic analysis, archival material and semi-structured interviews, how the multicentrality of the development of ideas and audiovisual productions contributed to the emergence of dramaturgical relational poetics in contemporary Brazilian cinema. The first chapter analyzes the culturalist, distributive, universalist and concentrationist aspects of the public and private sectoral policies developed by the audiovisual field, focusing on the small movement of regional deconcentration perceived in the first two decades of the 21st century. The second chapter presents the theoretical key with which the corpus is approached and outlines the concept of dramaturgical relational poetics, which supports the study of the practices adopted and the aesthetic results obtained by the audiovisual production companies Rosza Filmes (Rosza Films), based in Recôncavo da Bahia, and Filmes de Plástico (Films of Plastic), created in the metropolitan area of Belo Horizonte, in its fiction feature films. The third and final chapter unveils how its creative agents constructed their own and autonomous ways for the development and production of their stories and how, from their points of observation of the world, they sculpted original plots, which put landscapes, bodies and lives that were previously absent from Brazilian cinema screens. The thesis finds that new creative agents emerged and occupied a space in national cinema with fictional films focused on multi-centered affective repertoires, popular, but not massified, distinct in themselves. Finally, it recommends the reopening of political paths that enable continuity in the expansion of regional narrative diversity in Brazilian audiovisual production.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui