XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHITENESS IN TEACHING SCIENCES: TENSIONS AND POSSIBILITIES OF PROGRESS IN ETHNIC-RACIAL RELATIONS Autor: CAROLINE DOS SANTOS MACIEL SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 69667
Catalogação: 18/03/2025 Liberação: 18/03/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69667&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69667&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69667
Resumo:
Título: WHITENESS IN TEACHING SCIENCES: TENSIONS AND POSSIBILITIES OF PROGRESS IN ETHNIC-RACIAL RELATIONS Autor: CAROLINE DOS SANTOS MACIEL SILVA
Nº do Conteudo: 69667
Catalogação: 18/03/2025 Liberação: 18/03/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69667&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69667&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69667
Resumo:
This thesis elaborates on the results of the research Branquitude no Ensino
de Ciências: tensões e possibilidades de avanço na educação das Relações Étnico Raciais (Whiteness in Teaching Sciences: tensions and possibilities of progress in
Ethnic-Racial Relations), developed from 2020 to 2023 with Science and Biology
elementary school teachers in Colégio Pedro II, in Rio de Janeiro. From a
perspective of Science teaching as a powerful field to foster critical thinking and
paradigm shifts towards an anti-racist society, this work investigated the ways in
which whiteness permeates the discourse of Ethnic-Racial Relations (Relações
Étnico-Raciais, or RER) and the narratives of Science and Biology educators from
the institution on their pedagogical practices on Teaching Science for the outer
years of Elementary School and throughout High School at Pedro II. This research
aims to identify possible discursive fields of tension or ones that lead to possible
routes for change against racism through practice on teaching Sciences. Data
analysis used the theoretical background of Ethnic-Racial Relations on teaching
Science and Whiteness on Education. Qualitative data from interviews indicate a
focus on race as a topic connected to specific themes from Science curriculum,
emphasizing themes of Human Body and Genetics. They also indicate an ancillary
approach of such a theme, which is used as a complement of traditional curriculum.
The institution is widely perceived as diverse, understanding diversity as the
presence of students to black and brown ethnicities. Despite having few or no
contact with RER topics on their academic education, educators seek information
on the topics on their own, and the most recurrent path was contact with History
and Sociology teachers, by asking for reference, content and the development of
critical thinking. This might signal a call for safe spaces for debate within the
school, exchange amongst peers and continued education as powerful paths to
foster teacher motivation towards Science teaching engaged in teaching of Ethnic-
Racial Relations. This research also indicates how the concept of whiteness allows
us to perceive beliefs, relations and attitudes of teachers of Science-related fields
vis-à-vis the concept of race and the scientific topics, leading to paths for the
development and expansion of the debate.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |