XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PROJECT, MODEL AND PROTOTYPE: TEACHING AND THE CRAFT OF ARCHITECTURAL DESIGN IN THE DIGITAL AGE Autor: MARCOS VINICIUS PEREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCOS OSMAR FAVERO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 68752
Catalogação: 10/12/2024 Liberação: 12/12/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68752
Resumo:
Título: PROJECT, MODEL AND PROTOTYPE: TEACHING AND THE CRAFT OF ARCHITECTURAL DESIGN IN THE DIGITAL AGE Autor: MARCOS VINICIUS PEREIRA DA SILVA
Nº do Conteudo: 68752
Catalogação: 10/12/2024 Liberação: 12/12/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68752
Resumo:
This research addresses the relationship between architectural designteaching methods and advances in digital technologies, highlighting the transitionfrom analog to digital design, as well as forms of complementarity between theseapproaches, emphasizing the importance of preparing students for suchtransformations. It seeks to investigate an approach to teaching design thatreinforces this complementarity and that gives fluidity to design practice. Itproposes reflections on how architecture schools can prepare for the digitalparadigm. To this end, it starts from the concept of the dialogism of doing andthinking for the creation of an emancipated knowledge present in approaches toreflective practice in the context of architectural design. It then seeks to draw aparallel between analog and digital design as complementary forms of work. It usesthe concepts of reflective practical teaching in the works of Donald Schön and PauloFreire to demonstrate how the practical work approach to architectural designbecomes a powerful tool for the assimilation of knowledge and the construction ofa critical consciousness and, by extension, of an emancipated knowledge. It alsoincorporates Richard Sennett s concepts on artisanal engagement and JuhaniPallasmaa s on embodied knowledge as elements to highlight how reflection basedon artisanal work in the ideation, design and execution phases can promote greaterstudent engagement. Finally, it uses the theoretical framework constructed by RivkaOxman, together with other authors, to outline an overview of the state of the art ofdigital architectural design, in the field of computational design through the conceptof design based on materials and fabrication.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |