XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AGAINST DENIALISM, TEACHING HISTORY THROUGH CARTOONS Autor: FABIO DA SILVA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 68716
Catalogação: 09/12/2024 Liberação: 09/12/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68716&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68716&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68716
Resumo:
Título: AGAINST DENIALISM, TEACHING HISTORY THROUGH CARTOONS Autor: FABIO DA SILVA COSTA
Nº do Conteudo: 68716
Catalogação: 09/12/2024 Liberação: 09/12/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68716&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68716&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68716
Resumo:
This study aims to understand the genesis of disinformation and denialism,
and the growth of this phenomenon since the advent of the information age and the
expansion of networks, as well as its impacts on History Teaching, discussing
possibilities of Teaching History through cartoons, with emphasis on those of
Belmonte. The problem is pertinent because, in this age of information and
networks, the imagery element is predominant in the communication process.
However, in teaching, images still tend to be used as illustrations or reinforcement,
not as historical sources or guiding elements for learning. Thus, we seek to
understand the phenomenon of disinformation and denialism, the way students read
and analyze images, especially cartoons, and think about how we can propose
attractive and current teaching through them. Using Isabel Barca s workshop-class
methodology, we sought to construct didactic sequences on themes related to the
Second World War in line with the BNCC program for the 9th grade of elementary
school as a product of this research. At the end of the research, it was considered
that, in a connected and visually attractive world, education must also seek to be
visual and media education must be transversal in this process, as it allows students
to acquire fundamental skills and competencies to develop their critical sense and
not serve as replicators of misinformation and propagators of denialism, as they are
protagonists of their learning and not mere receivers of information and knowledge,
but, above all, subjects of the process.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |