$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: CHILDREN S LINGUISTIC ABILITIES IN PROCESSING HIGH-COST STRUCTURES: POSSIBLE EFFECTS OF SCHOOL CLOSURES IN THE COVID-19 PANDEMIC
Autor: JULIANNA BREIA MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LETICIA MARIA SICURO CORREA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 68683
Catalogação:  02/12/2024 Liberação: 02/12/2024 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68683&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68683&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68683

Resumo:
This study investigates schoolchildren s linguistic abilities in processing high-cost linguistic structures. It focuses on the possible effects of school closure due to the COVID-19 pandemic on the performance of tasks involving high-cost processing structures. The linguistic performance of children from a public school in Rio de Janeiro was compared at two different moments: immediately after the reopening of schools in 2022, after their closure due to the COVID-19 pandemic, and one year after the easing of social isolation, in 2023. One hundred students, with an average age of 9.5 years and 8.8 years, without prior diagnosis of language problems, were tested using the syntactic module of the MABILIN battery (Language Skills Assessment Modules), with a view to screening for language difficulties, such as those suggestive of DLD (Developmental Language Disorder). In 2022, 35.47 percent of the children tested presented some degree of difficulty in understanding the structures of MABILIN 1. This percentage differs considerably from what was obtained before the COVID-19 pandemic through the same battery of tests (7-9 percent), which is similar to what has been observed in different languages. In contrast, in 2023, of the total number of children who had difficulties in 2022, 61.1 percent (22) no longer had difficulties in 2023. Therefore, it is concluded that the COVID-19 pandemic may have promoted difficulties in the development of linguistic skills in schoolchildren, although there is no clear evidence of an increase in the incidence of DLD.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui