XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PRIMARY SCHOOL TEACHERS AND MATHEMATICS TEACHING: FROM LIFE STORIES TO INSURGENT TEACHING PRACTICES Autor: RAPHAEL MARTINS GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 68640
Catalogação: 21/11/2024 Liberação: 02/08/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68640
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: PRIMARY SCHOOL TEACHERS AND MATHEMATICS TEACHING: FROM LIFE STORIES TO INSURGENT TEACHING PRACTICES Autor: RAPHAEL MARTINS GOMES
Nº do Conteudo: 68640
Catalogação: 21/11/2024 Liberação: 02/08/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68640
Resumo:
This dissertation investigates the pedagogical practices of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school to overcome hegemonic traditional practices. Based on qualitative research using resources inspired by the life history methodology, interviews were conducted with four polyvalent teachers who work in the early years of elementary school and teach mathematics using non-traditional practices. The main objective of the research was to understand how their personal, formative, and professional trajectories were influenced by the teaching of mathematics and how these trajectories transformed their teaching practices. In dialogue with authors such as Nóvoa, Goodson, Candau, and Boaler, the research results, within their methodological limitations, indicated that the ability of the interviewed teachers to break away from traditional practices and present insurgent teaching practices is linked to their role as teacher-researchers, highlighting the reflective nature of their practice. Thus, the break with traditional practices is connected to the fact that these teachers are not mathematics specialists but rather knowledgeable about the teaching profession.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |