XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AESTHETIC PRINCIPLE IN NATIONAL CURRICULAR GUIDELINES FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION: GENESIS AND TRAJECTORY Autor: JEANE DE ARAUJO SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 68636
Catalogação: 14/11/2024 Liberação: 14/11/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68636&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68636&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68636
Resumo:
Título: AESTHETIC PRINCIPLE IN NATIONAL CURRICULAR GUIDELINES FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION: GENESIS AND TRAJECTORY Autor: JEANE DE ARAUJO SILVA
Nº do Conteudo: 68636
Catalogação: 14/11/2024 Liberação: 14/11/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68636&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68636&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68636
Resumo:
This research seeks to reflect on the origin and path of the aesthetic principle in the
National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) of 2009.
This document has as its guiding principles interactions and play and, as principles,
ethics, aesthetics and the politics. The intention is to understand its construction,
the concepts behind the aesthetic principle and the formulation of the final text that
appears in the document. When approaching the aesthetic principle, it is worth
reflecting on the childhoods that the document prioritizes, artistic languages, the
training of early childhood education teachers, the aesthetics designed for
institutions that receive such young children. To this end, we seek dialogue and
reflection with references that address the themes present in this work, such as
Sarmento, Larrosa, Carvalho, Duarte Junior and Vigotski. This research has a
qualitative approach as its methodology, based on documentary analysis, since this
research made use of two documents to present the genesis of the aesthetic
principle: Subsidies for National Curricular Guidelines for Basic Education -
Specific National Curricular Guidelines for Education Children and Everyday
Practices in Early Childhood Education - Bases for Reflection on Curricular
Guidelines, both from 2009. The methodology also includes a semi-structured
interview, to guide the conversation between the two consultants who worked on
planning, preparing and writing the two chosen documents for analysis. The
research reaches some findings about how the aesthetic principle was conceived
and how it is received among teachers, pointing out ways that can invite us to
rethink the way in which teachers appropriate this principle in their pedagogical
practice. From the interviews given, it was possible to glimpse an aesthetic carefully
thought out for Brazilian childhoods, of which there are many, and the urgency in
bringing esthesia, the education of the senses and affections to teaching among
children. The research also indicates that there is a lot to explore about the aesthetic
principle and its interpretation by those who work with children, pointing out that
the concept of aesthetics itself can raise doubts among teachers. Thus, the research
is not considered finished, but rather indicates other fruitful ways to think about
aesthetics in early childhood education. One of the paths would be to think about
the aesthetics for childhood and, more specifically, an aesthetic for Brazilian
childhoods.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |