$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC | MARC |



Título: SCHOOL EXCLUSION OF BLACK YOUTH WHEN THEY REACH HIGH SCHOOL
Autor: ANTONIO GOMES DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 68460
Catalogação:  24/10/2024 Liberação: 07/10/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68460&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68460&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68460

Resumo:
The school talks about the expanded possibilities of young people entering Basic Education, however, especially in High School, what draws attention is the high number of those who stop attending classes and do not complete the training, as well as those who complete it in a more precarious way, due to the repeated interruptions. In a school in the West Zone of the city of Rio de Janeiro, attention was drawn to the fact that this distance from school life at the beginning of high school reached significant numbers in the first semester of the year of entry, and that most of the students in this school were black. Therefore, the pertinence of the question about the causes that led to the problem is undeniable, considering that education is a human right, as expressed in the Constitution of Brazil and provided for in the Universal Declaration of Human Rights. The best response found will be the one that ensures the rights provided, facing racism, poverty, violence and abandonment, causes that generate exclusion. The method used in this research comprises fragments of the researcher s memory in his trajectory as a teacher at the mentioned school, supported by a bibliographic review. The idea of youth favors the explicitness of what should be called black youth. In the same way, racism, as a structuring factor of Brazilian society, analyzed in isolation, and in its junction with High School, forms the basis for the denomination of the concept of school exclusion

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui