XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE VIDEODESIGN AND NON HEGEMONIC MATERIAL CULTURE: A NEW PASOLINIAN REALITY Autor: NATHALIA VALENTE CRAMER RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - ADVISOR
Nº do Conteudo: 67773
Catalogação: 29/08/2024 Liberação: 29/08/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67773
Resumo:
Título: THE VIDEODESIGN AND NON HEGEMONIC MATERIAL CULTURE: A NEW PASOLINIAN REALITY Autor: NATHALIA VALENTE CRAMER RIBEIRO
Nº do Conteudo: 67773
Catalogação: 29/08/2024 Liberação: 29/08/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67773
Resumo:
This research addresses videodesign, narrative strategies, production, and
the memory of material culture, as well as the levels of reality proposed by Pier
Paolo Pasolini. The work focuses on the Project Rocinha, Foco na Cultura, carried
out using techniques from Museu da Pessoa, in partnership with the DHIS
Laboratory, Rocinha em Foco and Museu Sankofa da Rocinha, with financial
support from the Favela Inteligente grant, provided by FAPERJ. It aims to
promote local workers as a way to nourish the memory of practices and enhance
the dissemination and appreciation of knowledge. Therefore, the dissertation
assumes that there is a relative invisibility in the mainstream media and academia
regarding the productive processes of peripheral cultures. Within the audiovisual
scope, the objective is to understand if there is a new Pasolinian reality in the
multiplicity of alternatives on using this media in contemporary times. Its
experimental approach creates a video that narrates this new specificity focused
on the multiplicity of supports and functions. The connection between the
university and the favela, social media and museums, audiovisual and various
materialities, the handmade and the industrial, as well as between memory and its
dissemination are some of the relationships that will be used to propose a new
reality according to the author s logic.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |