XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FROM THE DROWNED EYE TO THE STRUGGLE FOR THE LAND: NOTES ABOUT FANONIAN THOUGHT Autor: GUILBERT KALLYAN DA SILVA ARAUJO
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 67716
Catalogação: 23/08/2024 Liberação: 03/09/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67716&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67716&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.67716
Resumo:
Título: FROM THE DROWNED EYE TO THE STRUGGLE FOR THE LAND: NOTES ABOUT FANONIAN THOUGHT Autor: GUILBERT KALLYAN DA SILVA ARAUJO
Nº do Conteudo: 67716
Catalogação: 23/08/2024 Liberação: 03/09/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67716&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67716&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.67716
Resumo:
Fanonian thought is notoriously known due to its political character, given its
radicality both as a critique of Western society, structured through a process of hierarchical
racialization, and in its formulation of a project for the emancipation of the colonized through the use of revolutionary violence. However, his work is not limited to a strictly propagandist political-revolutionary dimension, having elements that allow, through his writings, an in-depth analysis of both the objective conditions of concrete reality, as well as the subjective dimension, especially with regard to the process of subjectivation of the colonized black people. In this sense, I argue that Frantz Fanon s work makes up a continuous construction that cannot be dismembered, needing to be seen in the same theoretical complexity with which it was written, so that there is, in his thinking, from his first to his last work, the presence of elements that are presented, revisited and modified, functioning as a common thread: the body, freedom and violence. Using an analysis guided by the search for the ontological priority of the object, I
argue that the author s vivid experiences modified both the understanding and the apprehension of the three concepts, by accentuating the centrality of colonialism and racism in the process of consolidating the capitalist enterprise that is the contemporary neoliberal society. I therefore maintain that Fanon s work has a non-negotiable epistemic helmsman as a triad of understanding the subject (language, subjectivity and society), where the ontogenic model is replaced by the sociogenic model.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |