XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ANALYTICAL GEOMETRY AND DANCE: A PROPOSAL FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL Autor: LIVIA MARA DA PENHA FONSECA VIDAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TATIANA FERNANDES SODERO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 67470
Catalogação: 06/08/2024 Liberação: 06/08/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67470&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67470&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67470
Resumo:
Título: ANALYTICAL GEOMETRY AND DANCE: A PROPOSAL FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL Autor: LIVIA MARA DA PENHA FONSECA VIDAL
Nº do Conteudo: 67470
Catalogação: 06/08/2024 Liberação: 06/08/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67470&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67470&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67470
Resumo:
This work proposes an innovative approach to teaching the fundamentals of Analytical Geometry to teachers in the Early Years of Elementary School, using dance as a medium. It begins with the presentation of the history of dance, followed by a reflection on the contributions of physical activities in general tocognitive activities, from the perspective of Neuroscience, inviting the teacher to consider methods that incorporate movement into teaching when carrying out a dance. differentiated, playful and attractive practice. The construction of the theoretical basis for this proposal is based on renowned authors, such as Vygotsky,Piaget, Ausubel and Montessori. Next, a brief study of Analytical Geometry is presented, covering its historical origin, current applications and fundamental concepts. Analysis of official curriculum documents reveals that this branch of mathematics, although often neglected, should be introduced in the first year of elementary school, thus preventing difficulties in later stages. Finally, the workoffers practical suggestions for implementing the ideas presented, aiming to enrich the learning process and make the teaching of Analytical Geometry more accessible and engaging for students from the beginning of their school career.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |