$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: RACE AND VIRTUAL INFLUENCER: A CRITICAL STUDY IN MARKETING, USING SEMIOTICS, TO UNDERSTAND WHITENESS IN DIGITAL ENVIRONMENTS
Autor: LUCAS COSTA LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCUS WILCOX HEMAIS - ADVISOR
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 67331
Catalogação:  15/07/2024 Liberação: 15/07/2024 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67331&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67331&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67331

Resumo:
The modern white Iberian colonization project triggered a sequence of historical events that led to slavery, the trafficking of Africans to Brazil, the genocide of natives and the construction of a new nation in the Americas. Little by little, the concept of Whiteness influenced public policies, science, the arts and the press in Brazil, and due to a compulsory pact to maintain privileges, whites remained off the radar as a subject of race studies. Digital environments or realities reflect colonialist social problems, and one of these reflections is understood from how whites are portrayed and represented in these environments. This research aims to analyse, from the theoretical perspective of whiteness, how Lu, Magazine Luiza s Virtual Influencer, is represented on social networks. To achieve this goal, a semiotic analysis of 40 social media posts was done, within this set, we sought to verify the existence of aesthetic elements, both visual and verbal, that compose Lu s racial identity and reinforce structures of whiteness. After the semiotic analysis, a critical analysis was carried out based on theories of whiteness developed by Brazilian authors, thus seeking to verify the existence of elements that make up Lu s racial identity and that reinforce structures of whiteness.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui