XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PROPOSED INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCE FOR TEACHING EVOLUTION IN ELEMENTARY SCHOOL II Autor: VITORIA FERREIRA CASTELO B REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 66834
Catalogação: 28/05/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: SENIOR PROJECT
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66834
Resumo:
Título: PROPOSED INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCE FOR TEACHING EVOLUTION IN ELEMENTARY SCHOOL II Autor: VITORIA FERREIRA CASTELO B REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 66834
Catalogação: 28/05/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: SENIOR PROJECT
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66834
Resumo:
Evolution is an essential content in biological sciences for being the scientific
explanation for the single common ancestor of life and for the origin of biodiversity, thus
being the integrating theme of biology. Therefore, it is essential that evolution is taught
during the basic education. Within this period of education, evolution is a subject poorly
distributed in the curriculum. In Elementary School II, it is limited to evolutionary ideas
and natural selection, without the concern to go deeper into it by addressing, for example,
other evolutionary forces and speciation process. Having that in mind, the objective of
this work is the proposition of an Investigative Didactic Sequence that helps in the
teaching-learning of the subject evolution in Elementary School II, more specifically in
9th grade. The activities proposed in this sequence take into account the recommendations
of the Common National Curriculum Base (BNCC) for the segment and aim to present
the subject evolution in a more comprehensive way for this period of the basic education
from the perspective of teaching by investigation, so that students can learn the concepts
of the subject and, together with this, start a scientific literacy.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |
PDF ![]() |