$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PROPOSED INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCE FOR TEACHING EVOLUTION IN ELEMENTARY SCHOOL II
Autor: VITORIA FERREIRA CASTELO B REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 66834
Catalogação:  28/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  SENIOR PROJECT
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66834

Resumo:
Evolution is an essential content in biological sciences for being the scientific explanation for the single common ancestor of life and for the origin of biodiversity, thus being the integrating theme of biology. Therefore, it is essential that evolution is taught during the basic education. Within this period of education, evolution is a subject poorly distributed in the curriculum. In Elementary School II, it is limited to evolutionary ideas and natural selection, without the concern to go deeper into it by addressing, for example, other evolutionary forces and speciation process. Having that in mind, the objective of this work is the proposition of an Investigative Didactic Sequence that helps in the teaching-learning of the subject evolution in Elementary School II, more specifically in 9th grade. The activities proposed in this sequence take into account the recommendations of the Common National Curriculum Base (BNCC) for the segment and aim to present the subject evolution in a more comprehensive way for this period of the basic education from the perspective of teaching by investigation, so that students can learn the concepts of the subject and, together with this, start a scientific literacy.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui