$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ENVIRONMENTAL JUSTICE AND ENVIRONMENTAL RACISM: A PEDAGOGICAL WORKSHOP PROPOSAL FOR SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING
Autor: JEFFERSON BRITO DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 66811
Catalogação:  24/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  SENIOR PROJECT
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66811

Resumo:
This paper discusses the definition of the environment, trying to broaden the conception of the term by including social and political aspects. Along this path, it brings up two other concepts that are complementary to the notion of the environment, namely: environmental justice and environmental racism. This monograph makes a theoretical review of these two terms and presents the history of the creation of these concepts in a national and international scope and the implications that these notions have for the field of biology. The paper then discusses the relevance of including these concepts in science and biology education, especially for students from peripheral communities in metropolitan areas such as Rio de Janeiro. To illustrate this discussion, the study presented elaborates a pedagogical workshops targeting 9th grade students, ranging from 14 to 17 years old, from both public and private schools, from the South Zone localities and peripheral areas of Rio de Janeiro. The research concludes that the possibility of working with pedagogical workshops allows the teaching of complex concepts such as environmental justice and environmental racism. The workshop, which is built on the development of this monograph, puts students as subjects of their own learning process and makes them think about the reality found in the environment of their communities. It also encourages them to think of ways to cope with the environmental injustices face in their daily lives.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui