XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MUNDURUKU: REPORTS OF RESEARCH AND TEACHING WITH THE ORIGINARY PEOPLE FROM DOWNRIVER TAPAJÓS Autor: GUSTAVO DA ROSA PIRES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDERSON ANTONIO PEDROSO - ADVISOR
CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 66625
Catalogação: 09/05/2024 Liberação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66625&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66625&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66625
Resumo:
Título: MUNDURUKU: REPORTS OF RESEARCH AND TEACHING WITH THE ORIGINARY PEOPLE FROM DOWNRIVER TAPAJÓS Autor: GUSTAVO DA ROSA PIRES
CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 66625
Catalogação: 09/05/2024 Liberação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66625&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66625&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66625
Resumo:
A region of conflicting economic and environmental interests, in the west of the state of Pará
there is the Tapajós National Forest, a target of increasing attacks due to illegal activities such as
mining, wood extraction and large-scale soybean planting. In order to strengthen social struggles
through communication, the Amazon Project (University of Brasília) is a series of actions carried
out by a group of researchers who work with a Mundurucu ethnic village. With the intention of
contemplating the in-between place that exists in Latin American post-coloniality, this work uses
the idea of cyborgs: physical existential manifestations constituted in the erasure of their original
identities, and, by focusing on the aspect of responsiveness that the video offers those who find
themselves in such a reality, the study also seeks to conceptualize what this electromagnetic
support would ultimately be. To this end, audiovisual teaching experiences in the aforementioned
territory will be recalled. The reflection is based on authors such as Phillipe Dubois; Donna
Haraway and Silviano Santiago. In conclusion, this dissertation praises the use of the digital
technology in question as a possibility for recording memory and a societal project for future
transformation.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |