XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: NARRATIVES AND CULTURAL TRAITS OF FAMILY-OWNED BUSINESSES IN THE EDUCATIONAL SECTOR Autor: SIMONE PORTO LOUREIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TEREZINHA FERES CARNEIRO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 65847
Catalogação: 09/01/2024 Liberação: 21/12/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65847
Resumo:
Título: NARRATIVES AND CULTURAL TRAITS OF FAMILY-OWNED BUSINESSES IN THE EDUCATIONAL SECTOR Autor: SIMONE PORTO LOUREIRO
Nº do Conteudo: 65847
Catalogação: 09/01/2024 Liberação: 21/12/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65847&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65847
Resumo:
The aim of this thesis was to analyze narratives and cultural traits that
emerge within family-owned businesses in the educational sector. A qualitative
research was conducted in four schools in the city of Rio de Janeiro and
neighboring municipalities, with interviews conducted with 14 of their leadership
figures. For the analysis of the results, a content analysis was performed using a
categorical approach. Eight categories emerged: premises and values; cultural
artifacts; a school for my child; like father, like son?; the influence of founder s
values; gender and the care of young children; discussing gender; the challenge of
the pandemic. To present these results, this work was organized into four articles.
The first of them investigated the alignment of school communication with their
formally or informally declared cultural values. The second sought to investigate
cultural traits of family-owned businesses in the educational sector and their
potential relationships with the values of their founders. The third aimed to
investigate the relationship between gender and management and care activities
carried out by the team in family-owned businesses in the educational sector, as
well as to analyze how the gender theme has been addressed with the students.
Finally, in the fourth article, the impacts of the Covid-19 pandemic on the plans
and dreams of family-owned businesses in the educational sector were
investigated. It was observed that the entrepreneurial family can be a factor of
cultural cohesion for these organizations, and the role of the leader, the emotional
bonds they build, and the way they communicate are determining factors for this
cohesion. It was noted that traits of the school founders, such as cultural values,
persist over the years, even across generations. There was a strong centralization
of care for young children in the hands of female school employees. The
discussion about gender with students was found to be in accordance with the
curriculum guidelines and Brazilian legislation to avoid conflicting with potential
resistance from some families of students. It was evident that the emotional bond
with the institution, combined with material needs, contributes to overcoming
difficulties. In general, it was possible to conclude that the family-owned
businesses in the educational sector studied exhibit a certain alignment in terms of
narratives and cultural traits, suggesting that the entrepreneurial family, and
especially their founders or key leadership, are significant factors for such
harmonies.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |