XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE WORK OF SOCIAL WORKERS IN PROFESSIONAL EDUCATION IN PARAÍBA: A DEBATE SITUATED ON THE REGIONAL ISSUE Autor: SARAH TAVARES CORTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCIA REGINA BOTAO GOMES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 65030
Catalogação: 22/11/2023 Liberação: 22/11/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65030
Resumo:
Título: THE WORK OF SOCIAL WORKERS IN PROFESSIONAL EDUCATION IN PARAÍBA: A DEBATE SITUATED ON THE REGIONAL ISSUE Autor: SARAH TAVARES CORTES
Nº do Conteudo: 65030
Catalogação: 22/11/2023 Liberação: 22/11/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65030&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65030
Resumo:
The thesis problematizes the work of Social Workers in Professional
and Technological Education, focusing on the Federal Institute of Education,
Science and Technology of Paraíba (IFPB). Thus, we start from the empirical
field, carrying out analyzes about work guided by the Marxist method, placing
them in the capitalist and dependent social relations that permeate work in
the local contexts of Paraíba, considering the historical social and regional
issue. To do this, we conducted interviews with social workers from the
planning and execution sectors of the National Student Assistance Program
(PNAES). The results constituted axes of discussion of the work that deal
with the main demands, institutional requests, working conditions and the
political-pedagogical dimension. With regard to demands, we analyzed, in
principle, the relationship between employability and the supply of professional
education, noting a lack of compatibility between the supply of courses
and local productive arrangements in the areas of construction, industry
and commerce. We looked into the profile of students who enter the IFPB,
obtaining that 95.5% of the public enrolled in this institution is within the
income range set out as a priority in the PNAES decree, observing the
particularities of this profile among the mesoregions of Paraíba. Demands
are processed at the institutional level, expressed in requests for professional
work. The results of the interviews pointed to institutional requests focused
on the execution of notices for student assistance programs, with a tendency
towards bureaucratization and work overload. Finally, the political-pedagogical
dimension appears in the data much more as a desire of professionals than as an
achievement within their daily lives. We highlight Social Work as a profession
that puts the reality of subjects on the agenda, in disputes over educational
projects that take place in educational spaces.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |