XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: GOING-ON-BEING AND THE CATASTROPHE: THE PSYCHOLOGICAL EFFORTS OF CHILDREN DURING THE COVID-19 PANDEMIC Autor: ADELIA NUNES JEVEAUX PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - ADVISOR
Nº do Conteudo: 64161
Catalogação: 29/09/2023 Liberação: 29/09/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64161&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64161&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64161
Resumo:
Título: GOING-ON-BEING AND THE CATASTROPHE: THE PSYCHOLOGICAL EFFORTS OF CHILDREN DURING THE COVID-19 PANDEMIC Autor: ADELIA NUNES JEVEAUX PEREIRA
Nº do Conteudo: 64161
Catalogação: 29/09/2023 Liberação: 29/09/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64161&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64161&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64161
Resumo:
The present research consists in an exploration of the challenges and specific
productions of the psychoanalytical clinic with children during the Covid-19
pandemic. First, we establish the concept of catastrophe according to Sandor Ferenczi
as a means to understand the psychological impacts on the analytic pair and the
necessary adaptations of technique. Then, we present the notion of deprivation from
Donald Winnicott to better explore the psychological experience of the child in
confinement, articulating such experience with the evacuation of children in the United
Kingdom during the Second World War. We articulate these issues to the process of
subjective constitution through Ferenczi’s concepts of gradual introjection of the
reality and the role of the environment in the psychological suffering of children.
Lastly, we present clinical excerpts to discuss the specificities of the online setting,
whilst articulating the findings with the concept of subjective camera and Winnicott’s
theory of play.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |