XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ENVIRONMENTAL EDUCATION AND INDIGENOUS KNOWLEDGE IN TEACHER TRAINING Autor: KATIA CRISTINA VIEIRA NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA CAROLINA PIRES DE AGUIAR - ADVISOR
Nº do Conteudo: 61899
Catalogação: 27/02/2023 Liberação: 27/02/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61899
Resumo:
Título: ENVIRONMENTAL EDUCATION AND INDIGENOUS KNOWLEDGE IN TEACHER TRAINING Autor: KATIA CRISTINA VIEIRA NUNES
Nº do Conteudo: 61899
Catalogação: 27/02/2023 Liberação: 27/02/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61899
Resumo:
The objective of this research was to explore how traditional indigenous
knowledge, in particular, their ancestry and relationship with the
environment, can be integrated into Environmental Education programs for
the training of Brazilian elementary school teachers. through the creation of
an Illustrative Guide called GUIDED GUIDE TO ENVIRONMENTAL
EDUCATION WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE, as an educational
product of the professional master s degree. Therefore, this study carried
out a bibliographic survey on the theme Environmental Education,
Indigenous School Education and the training of teachers to teach
indigenous education with an environmental bias, using bibliographic
research and document analysis as a methodology. The main research
proposal was the construction of this Guide as support material for the
teacher, with the purpose of exploring the socio-environmental insertion in
teaching, in order to assume a more critical, dynamic and integrated tone
between scientific and traditional indigenous knowledge allied to Education.
Environmental. Therefore, the aim of the work was to contribute to Brazilian
production and research in the field of environmental education and
indigenous environmental insertion that deserve visibility.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |