$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: INDIGENOUS KNOWLEDGE IN THE SCHOOL SPACE
Autor: SILVANIA BRITO DUARTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI - ADVISOR
Nº do Conteudo: 61799
Catalogação:  24/01/2023 Liberação: 24/01/2023 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61799&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61799&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61799

Resumo:
This dissertation addresses traditional knowledge of Indigenous People from different locations in Portuguese America. We will seek, in the light of history and from activities at school, to emphasize the contribution of Indigenous knowledge to Western science, considering as theoretical dialogue the studies of Manuela Carneiro da Cunha. We will analyze the complex current demand in relation to teaching the history of Indigenous People. Thus, we observe how they are represented in History Textbooks, especially Editora Moderna (2018) and the proposal of the integrated collection Moderna Plus (2020) by area of knowledge: Applied Human and Social Sciences. Such works are aimed at high school students. We aim to analyze how the theme has been represented after the implementation of Law 11.645/08 and the repercussions in view of the criteria determined by Law 13.415 and the New National Curriculum Base (BNCC). We reflect that the historical documents, images and activities used in the evaluated teaching materials (mainly the 2020 collection) bring proposals that can be contextualized with the help of teachers and through dialogue about local history. Finally, as a product of this dissertation, we propose activities to deepen and reflect on the various narratives of Indigenous People in Brazil.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui