XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TECTONIC AND SILENCE: IN AZUMA HOUSE, BRUDER KLAUS CHAPEL AND BRAZILIAN MUSEUM OF SCULPTURE _MUBE – SP Autor: MARIANA FORTES FIGUEIREDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCOS OSMAR FAVERO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 61555
Catalogação: 15/12/2022 Liberação: 15/12/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61555&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61555&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61555
Resumo:
Título: TECTONIC AND SILENCE: IN AZUMA HOUSE, BRUDER KLAUS CHAPEL AND BRAZILIAN MUSEUM OF SCULPTURE _MUBE – SP Autor: MARIANA FORTES FIGUEIREDO
Nº do Conteudo: 61555
Catalogação: 15/12/2022 Liberação: 15/12/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61555&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61555&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61555
Resumo:
There are several ways to conceive and perceive architecture, among many,
however, it is believed that certain works denote silence, phenomenal manifestation
that provides a certain empathic mobilization. Since architecture is an art that
involves issues related to the material space in which man lives, the aim is to
understand what makes a constructed work become essentially characterized by
silence and what is necessary, in material terms, for this to happen. Therefore, this
research is based on the concept of tectonics which, according to Frampton (1995,
1998), is one of the essential dimensions of architecture referring to constructive
poetics. Thus, in addition to the discussion related to the concept of tectonics as a
theoretical-methodological reference, the term silence, an idea intrinsic to the
research, is mobilized, with the objective of analyzing certain architectural
expressions that allow its emergence, synesthetically perceivable in architecture.
Thus, three projects were selected for analysis: the Azuma House, the Bruder Klaus
Chapel and the Brazilian Museum of Sculpture - MuBE; works where silence is in
evidence, proving that, even though noise has always existed, it is possible to
experience silence through architecture.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |