XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS Autor: RENATA VILANOVA LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 60890
Catalogação: 20/10/2022 Liberação: 20/10/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890
Resumo:
Título: ILLUSTRATION LINES AND SPOTS ON THE DESIGN, IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CHILDREN S PICTURE BOOKS Autor: RENATA VILANOVA LIMA
Nº do Conteudo: 60890
Catalogação: 20/10/2022 Liberação: 20/10/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60890&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60890
Resumo:
Illustration in children s picture books represents a very important space for
Design, for, by means of fiction, it can reinforce or challenge our beliefs, and can
also stimulate new fantasies, which are needed to suspend our illusory and
instantaneous reality. As a consequence, illustration bridges the gap between the
literary fiction and the urban environment, building new ways for us to exist as
citizens. In the present study, illustration in children s picture books was
understood as an intersection among Design-Arts-Literature, and its importance in
the formation of visually illiterate image readers was investigated.
A parallel was drawn between the graphic history of the book and some
milestones in the creation of the Western and Brazilian identities, culminating
with the textual richness of Brazilian children s picture books.. It is possible that
the modernist influence and its interpretation in Brazil promoted an expressive,
caricatural and stylistic Brazilian cultural identity. With this aim, a methodology
that allows the construction of personal constellations based on visual reading –
stars methodology (ISER, 1997) – was suggested. Then, mediators and readers
were consulted in order to improve the organicity and nonlinearity of this
methodology. Finally, seven Jabuti Prize winning children s picture books were
analyzed. The author believes that an aesthetical look that takes into account
ruptures and questionings present in the illustrations may help us broaden the
understanding of both Design and society, which are constantly being updated and
built.