XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MOTHERS PERCEPTIONS OF CHILDREN DIAGNOSED WITH ADHD: A PSYCHOANALYTIC VIEW Autor: MICHELLE CHRISTOF GORIN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TEREZINHA FERES CARNEIRO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 60233
Catalogação: 18/08/2022 Liberação: 29/07/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60233&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60233&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60233
Resumo:
Título: MOTHERS PERCEPTIONS OF CHILDREN DIAGNOSED WITH ADHD: A PSYCHOANALYTIC VIEW Autor: MICHELLE CHRISTOF GORIN
Nº do Conteudo: 60233
Catalogação: 18/08/2022 Liberação: 29/07/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60233&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60233&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60233
Resumo:
This thesis investigates the experiences of mothers with children diagnosed
with ADHD from the psychoanalytic framework. Qualitative research was
performed, through interviews, with ten women with children aging from 7 to 12.
The results were analyzed according to the method of content analysis. From this
analysis, five categories emerged: mothers perception of children s early
childhood; mothers perceptions of the symptoms and the diagnosis of ADHD of
their children; recognition of similar symptomatology between the child and family
members; mothers perceptions of fathers participation in children s care; and,
finally, mothers perceptions of the COVID-19 pandemic repercussions on their
children. The results and their analysis are presented in four articles. In the first one,
mothers perceptions of the early childhood of children diagnosed with ADHD is
investigated. The data indicate that it is possible to establish a relationship between
difficulties experienced in early childhood and ADHD symptoms. In the second
article, the perception of mothers about their children s symptoms and their
diagnosis is investigated. It is observed that the identification of their children s
difficulties causes distress to the mothers, representing a narcissistic wound and
triggering feelings of guilt, which provoke a greater tendency to resort to biological
explanations, despite the presence of a less reductionist perspective. In the third
article, the relationship between ADHD, generational psychic transmission and
fatherhood from mothers viewpoint is investigated. A relationship between
ADHD, psychic transmission and fatherhood is verified, since, in its majority, the
symptoms of the children are also identified in male figures in the family. In the
fourth article, mothers perception regarding the repercussions of the COVID-19
pandemic on their children diagnosed with ADHD is investigated. A negative effect
of this period on their children is verified, and a relationship between the lack of
ability of mothers to respond in a creative manner during this period of crisis to the
maintenance of their faculties is noted. These difficulties seem to be intertwined
with internal and early problems, which, in turn, may be related to issues and
symptoms of their children. Overall, the experiences of the mothers allowed us to
establish a connection between various aspects involving the subject studied, such
as early childhood, family, school and social issues, among other things, and the
symptoms of ADHD. It was concluded that, from a psychoanalytic stance, it is
possible to investigate in a wider form the repercussions of the diverse
environmental and experiential difficulties that influence child development and
they can be expressed through the symptoms in question.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |