XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DRIVERS FOR TELECONSULTATION ACCEPTANCE IN BRAZIL: PATIENTS PERSPECTIVE DURING THE COVID-19 PANDEMIC Autor: MARCUS FABIO RODRIGUES PEIXOTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ADVISOR
JORGE BRANTES FERREIRA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 59311
Catalogação: 02/06/2022 Liberação: 02/06/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59311&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59311&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59311
Resumo:
Título: DRIVERS FOR TELECONSULTATION ACCEPTANCE IN BRAZIL: PATIENTS PERSPECTIVE DURING THE COVID-19 PANDEMIC Autor: MARCUS FABIO RODRIGUES PEIXOTO
JORGE BRANTES FERREIRA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 59311
Catalogação: 02/06/2022 Liberação: 02/06/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59311&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59311&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59311
Resumo:
Teleconsultation can be a strategic technological tool for patients to access
quality healthcare while dealing with resource challenges within health industry. It
can be particularly relevant during and after the COVID-19 pandemic, when the
social distancing world had to scramble for new technological solutions to offer
quality healthcare services with reduced personal contact. Our research proposes an
integrative technology acceptance model to evaluate the drivers of teleconsultation
adoption by patients, aligning cognitive and behavioral constructs from the
technology acceptance model with other drivers associated with distinct natures,
such as: (i) technology readiness, a factor with technological characteristics; and
(ii) trust, and self-efficacy, constructs strongly associated and relevant to the
acceptance of technologies in health-related services. To test and validate the
proposed conceptual model, this study applied structural equations modeling based
on survey’s data from a sample of 415 consumers. Results indicate significant
relationships between the assessed constructs, with particular relevance on the
effects of perceived usefulness, anteceded by trust and technology readiness, on
attitude and intention to use teleconsultation. The model was able to explain 67.7 percent
of respondents behavioral intention in adopting teleconsultation. Our findings also
suggested the potential impact of the pandemic context (Covid-19) on the
respondents answers and behaviors. Our findings support the debate on technology
acceptance by providing an integrative and potentially new model for assessing
patients intention of adopting new health-related technologies. In addition, results
provide helpful insights for health organizations and regulators in their future
strategies and debates on the teleconsultation introduction in Brazil in the period
post-Covid-19 pandemic.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |