XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA Autor: MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSANA KOHL (ROSANA KOHL BINES) - ADVISOR
Nº do Conteudo: 59216
Catalogação: 26/05/2022 Liberação: 26/05/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216
Resumo:
Título: FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA Autor: MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS
Nº do Conteudo: 59216
Catalogação: 26/05/2022 Liberação: 26/05/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216
Resumo:
This dissertation stems from an investigation of the children who inhabit four short
stories in Guimarães Rosa s Primeiras estórias: A menina de lá, Partida do
Audaz Navegante, As margens da alegria and Pirlimpsiquice, assuming
childhood as a philosophical epistemic category which can and should partake in
pedagogical and educational narratives. In order to do so, each chapter endeavors
to capture theoretical subsidies in Rosa s childhoods which could distend the
planned and businesslike tone often found in the Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), Brazil s Common Core Curriculum, a normative document which
generates all the national curricula. This research is concerned particularly with the
artistic-literary field in the final stages of middle school and aims to create
alternative BNCC reading cartographies, discussing the relationships formed by
school with time, literature, and diversity. The dissertation is permeated with
reflections based on Deleuze-Guattarian and Benjaminian ideas, in addition to
conversing with the so-called post-critical approaches to curriculum, always
committed with defending the institution of school. Finally, an intervention by the
aforementioned children on the body of the BNCC intrudes the investigation,
proposing erasures and overwriting which can both perform and make the imagined
cartographies present in the document.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |