XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FOR EVERYONE: J.CARLOS DESIGNER Autor: JULIETA COSTA SOBRAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RAFAEL CARDOSO DENIS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5900
Catalogação: 02/02/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5900&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5900&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5900
Resumo:
Título: FOR EVERYONE: J.CARLOS DESIGNER Autor: JULIETA COSTA SOBRAL
Nº do Conteudo: 5900
Catalogação: 02/02/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5900&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5900&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5900
Resumo:
Para Todos: J. Carlos Designer is a research work that
tries to bring
up some contribution on demystifying the idea that graphic
design in Brazil
started through the institutionalization of apprenticeship
in the second half
of the XXth Century, this dissertation focuses caricaturist
J.Carlos as a
graphic designer, between 1922 and 1930, when responsible
for magazines
published by O Malho S.A., owned by Pimenta de Mello & Cia.
Through graphic analysis of three of those magazines - Para
Todos, O Malho and Ilustração Brasileira - the idea was to
demonstrate that proposing different graphic design
solutions for each of
them, aiming each specific public, J, Carlos had an
approach in anything
different of the one of today s graphic designers, and
therefore there is no
reason why such a heritage should not be considered part of
our graphic
design memory. The quality of these projects makes the
study of resources
used a rich source of apprenticeship for design students.
First chapter establishes theoretical structure that will
guide graphic
analysis presented, being mentioned the various meanings of
modern
concept through history, baudelerian modernity, modernism
and art deco.
Second chapter concerns the twenties in Rio, making a
profile of graphic
artists of the time and of technical resources available.
Third chapter follows
J, Carlos work as a designer in above mentioned magazines
through graphic
analysis, observing technical and visual solutions proposed
for each of them,
in what concerns typography, photography and drawing,
considered
separately and related to one another.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY |
PDF ![]() |
INTRODUCTION |
PDF ![]() |
CHAPTER 2 |
PDF ![]() |
CHAPTER 3 |
PDF ![]() |
CHAPTER 4 |
PDF ![]() |
CONCLUSION |
PDF ![]() |
BIBLIOGRAPHY AND ANNEX |
PDF ![]() |