XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: INNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS Autor: LEONARDO SANTOS SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 57927
Catalogação: 15/03/2022 Liberação: 11/03/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57927
Resumo:
Título: INNOVATIVE PRACTICES OF UNIVERSITY PROFESSORS: THE ARTICULATION BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS Autor: LEONARDO SANTOS SILVA
Nº do Conteudo: 57927
Catalogação: 15/03/2022 Liberação: 11/03/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57927&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57927
Resumo:
The objective of this dissertation was to investigate the pedagogical
practices of university professors from four Chemistry s teaching courses, located
in the state of Rio de Janeiro, seeking a theory-practice articulation. It is
recognized that these teacher s preparation courses were historically marked by a
technicist model that caused dichotomies between theory and practice and
between specific and pedagogical knowledge which are perceived to this day.
There was a search for teaching practices that distanced themselves from these
technical and/or content models and presented an innovative character when they
brought new possibilities of theory-practice articulation to Chemistry s teaching
courses. The methodology was built in two stages: application of an online
questionnaire to graduate students and semi-structured interviews with university
professors indicated by the students in the first stage of the research. The main
theoretical references were the studies by Candau and Lelis, Nóvoa, Gatti and
André. The data produced were treated using content analysis according to
Bardin. The results revealed that the appointed university professors use multiple
teaching strategies to achieve their educational goals. Among the objectives, the
following stand out: the human dimension of education, the contextualization of
Chemistry contents and the importance of the teacher being also a researcher. The
effect of pedagogical traditions and disciplinary traditions was also perceived as
obstacles to the innovation of pedagogical practices in the preparation of new
Chemistry teachers. It is concluded that university professors balance themselves
between traditional and innovative practices, as they promote moments of
collective work, curriculum articulation and approximation with the school, which
are fundamentals for the theory-practice articulation.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |