XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EDUCATION, TEACHING AND INTERNET: AN ANALYSIS OF THE PEDAGOGICAL ACTIONS OF HISTORY ON THE UNCOMPLICATED PLATFORM IN THE DIGITAL ENVIRONMENT Autor: LUIZ AUGUSTO CAVALCANTE TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA COELHO DA COSTA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 56546
Catalogação: 13/12/2021 Liberação: 13/12/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56546&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56546&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56546
Resumo:
Título: EDUCATION, TEACHING AND INTERNET: AN ANALYSIS OF THE PEDAGOGICAL ACTIONS OF HISTORY ON THE UNCOMPLICATED PLATFORM IN THE DIGITAL ENVIRONMENT Autor: LUIZ AUGUSTO CAVALCANTE TEIXEIRA
Nº do Conteudo: 56546
Catalogação: 13/12/2021 Liberação: 13/12/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56546&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56546&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56546
Resumo:
The theme of this final course work is the teaching of history through digital means,
especially in the largest online course in Brazil – Descomplica – which stands out
in the preparation for competitions, mainly for Enem - Exame Nacional do Ensino
Medio. From the analysis of materials, notably the online history classes of
Descomplica course – chosen object of study – and interviews with the history
teachers, I tried to investigate the pedagogical practices that have as objective the
learning of historical knowledge in digital educational media. It is important to
point out that the teaching of history through digital means is not about the teaching
of history at distance, as there is not necessarily the intention to substitute traditional
schooling. I will not focus on distance learning modalities, despite the growing
governmental interest in replacing face-to-face classes in different parts of the
country for telepresence, or distance learning – notably in times of Covid-19. One
of the results was to realize that the history classes transmitted by Descomplica fit
into the modality of remote teaching, which opposes to face-to-face history
teaching, despite maintaining several of its pedagogical elements. Thus, the
research, which is located at the intersection of the fields of Education and History,
also aimed to identify and analyze the permanences and changes in the teaching of
history, based on pedagogical experiences of classroom and remote teaching. The
study was developed through a methodology that consisted of the analysis of online
classes, application of instruments of oral history in the treatment of interviews with
history teachers from the course Descomplica and comparison with the curricular
guidelines and the requirements of Enem.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |