XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SPONTANEOUS ANIMATION Autor: MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5561
Catalogação: 07/10/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5561
Resumo:
Título: SPONTANEOUS ANIMATION Autor: MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES
Nº do Conteudo: 5561
Catalogação: 07/10/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5561
Resumo:
This work seeks to define the creative process in the
cinematographic animation, inside its spontaneous and
intuitive nature, not always deriving from rational
deductions. Animation and Design are compared in its
holistic and multidisciplinary characteristics, which favor
the use and acknowledgement of intuition in their
processes. Animation is characterized as the human faculty
of analysis and synthesis of movements, which has been
demonstrated far before the invention of cinema. The
techniques and processes presently used in animation are
then described and classified according to bibliographic
sources. From these fundamentals, a definition for
Spontaneous Animation is searched, with the help of the
biographical reports on three great masters of animation:
Norman McLaren (1914-1987), Fernando Diniz(1918-1999) and
Len Lye (1901-1980). Four well succeeded didactic
initiatives in animation are described: the Animathon
(animation marathon), the Open Studio of the Anima Mundi
Festival, the Anima School project and the Life Drawing and
Animation Workshop. In the final considerations, conclusion
is that the approach of animation through intuitive and
spontaneous methods is shown to facilitate and motivate the
awakening of a yet little know faculty of the human being:
that of being able to reproduce and control time through
virtual movements.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS |
PDF ![]() |
INTRODUCTION |
PDF ![]() |
CHAPTER 1 |
PDF ![]() |
CHAPTER 2 |
PDF ![]() |
CHAPTER 3 |
PDF ![]() |
CHAPTER 4 |
PDF ![]() |
CHAPTER 5 |
PDF ![]() |
BIBLIOGRAPHY AND ANNEX |
PDF ![]() |