XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MINIATURE, MINIATURIZATION: ARTISTIC PRODUCTION AND THOUGHT MECHANISMS IN WALTER BENJAMIN Autor: FRANCISCO THIAGO CAMELO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSANA KOHL (ROSANA KOHL BINES) - ADVISOR
Nº do Conteudo: 53519
Catalogação: 02/07/2021 Liberação: 20/05/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519&idi=2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53519
Resumo:
Título: MINIATURE, MINIATURIZATION: ARTISTIC PRODUCTION AND THOUGHT MECHANISMS IN WALTER BENJAMIN Autor: FRANCISCO THIAGO CAMELO DA SILVA
Nº do Conteudo: 53519
Catalogação: 02/07/2021 Liberação: 20/05/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519&idi=2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53519
Resumo:
This thesis explores Walter Benjamin s work and, more specifically, his ideas for a commentary on miniaturization (Verkleinerung) that would be inspired by Goethe s The New Melusine (Die neue Melusine), to elaborate a theoretical perspective that envisions the process of miniaturization and the miniature itself as creative apparatuses for artistic and literary practices. This study also investigates Benjamin as a collector, focusing on his collection of small objects -such as miniatures, old toys, snow globes, children s books, stamps, and postal cards- and his interest on the topic of childhood, which emerged during his time in exile. This later interest would also allow the Jewish-German writer to develop not only the key concepts of monad, collection, and technique, but also the imagery that would become crucial to his work -namely, the child, the collector, and the ragman. This constellation of concepts and imagery will act as a methodological device in this thesis, which understands the miniaturization process as a reproduction technique and the miniature as an aesthetic form that is itself connected to the notion of childhood. By adopting the format of a journal composed of notations and critical comments that position both the miniaturization process and the miniature as creative apparatuses for literature and the arts, this study also investigates not only literary writings that adopt the idea of the miniature as a symbol, but the works of artists that touch on the topic of miniaturization as well.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |