XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: INFORM: THE DISCOURSE OF TECHNIQUE IN PAULO MENDES DA ROCHA Autor: GREGORIO RAMOS ROSENBUSCH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA LUIZA DE SOUZA NOBRE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 53321
Catalogação: 17/06/2021 Liberação: 17/06/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53321&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53321&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53321
Resumo:
Título: INFORM: THE DISCOURSE OF TECHNIQUE IN PAULO MENDES DA ROCHA Autor: GREGORIO RAMOS ROSENBUSCH
Nº do Conteudo: 53321
Catalogação: 17/06/2021 Liberação: 17/06/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53321&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53321&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53321
Resumo:
This research aims to investigate the discourse of technique of the architect
Paulo Mendes da Rocha (Vitória, 1928). Firstly, some of his statements from the
2010s are mobilized, in which the phrase that triggers the research is the statement
that the main goal of architecture is to exhibit the success of technique. This
sentence leads to the analysis of the architect s first project, the Paulistano chair
(1956). Mendes da Rocha s discourse on the chair, in turn, reveals the conditions
of production in a context undergoing a marked process of industrialization: the
São Paulo of the second half of the 1950s. In the midst of these transformations,
in parallel with the construction of Brasília, the production of the Paulistano
articulates, on the one hand, the production of modern industry and, on the other,
the work of the craftsman in a modest workshop. In this way, we observe in
Paulistano s design discourse the passage from the private scale of furniture to the
scale of the metropolis. This passage effectively takes place in the architect s
career with the construction of his first building, the Paulistano Gymnasium
(1958), on which we also detain ourselves, while raising questions about
authority, autonomy, originality, and the very concept of technique, with the
support of authors such as Richard Sennett, Martin Heidegger, and Michel
Foucault. With this cut we seek to question the meaning assumed by technique in
Mendes da Rocha s discourse, which in exhibiting and success points to a
condition of visibility not only of technique, but of the human need to summon it
and, ultimately, of humanity itself.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |