XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHAT BURNS, THE WORK OF FIRE AND THE ASHES: AN ANALYSIS OF THE MAM FIRE Autor: FELIPE PARANAGUA BRAGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 53052
Catalogação: 31/05/2021 Liberação: 31/05/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53052&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53052&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53052
Resumo:
Título: WHAT BURNS, THE WORK OF FIRE AND THE ASHES: AN ANALYSIS OF THE MAM FIRE Autor: FELIPE PARANAGUA BRAGA
Nº do Conteudo: 53052
Catalogação: 31/05/2021 Liberação: 31/05/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53052&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53052&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53052
Resumo:
The thesis has as its theme a broad reflection on the fire that occurred in
1978, at the Museum of Modern Art of Rio de Janeiro. It is based on the assumption
that the fire, which destroyed almost its entire collection, could be a symbolic
milestone of the rupture of the modern project that would have MAM as one of its
bases. The modernity model sought by MAM is discussed throughout the text, in
order to formulate and analyze the possibilities of fracture regarding this model. In
its structure, the thesis builds a network of articulations around the condition of ruin
that the fire materializes, addressing cultural and social issues that were dear to
Brazil and the world in the second half of the 1970s. For this purpose, the thesis
was divided into three blocks: What burns, the work of fire and the ashes. The first
block lists the issues related to the modern project, the idea of a modern museum
as a construction of memory of the future, and the conditions of this project s
rupture, based on authors such as Octavio Paz, Artur Danto and Jean-François
Lyotard. The second block discusses projects that reflect the change in perspective
that was underway. Among them, the proposals brought by Mario Pedrosa for
MAM s reconstruction, the postmodern museum of Frederico Morais, and the
printed museum of the Malasartes and A Parte do Fogo magazines. Lastly, the third
block raises the issues of an archive that, as it was ruined, would need to be
reinvented. In this part, fiction emerges as a conceptual strategy to guide the
narrative and fill in certain gaps. Real documents are brought to the fore by
characters such as a blind curator, a distracted archivist and an archivist artist,
discussing the change in the visuality regime that would shape the transition from
modern to contemporary. Following this drift between fiction and reality, artists
Cildo Meireles, Tunga and Artur Barrio have their works analyzed based on aspects
that are detached from a retinal appeal. The text, while discussing new image
production regimes, establishes a parallel between these artists and the history of
the Museum of Modern Art of Rio. In the end, it is established that the change in
perspective from modern to contemporary could not be isolated by a single event,
however, by reinforcing an ongoing rupture, the MAM fire could be considered a
symbolic milestone of this event.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |