$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: OBJECTSTAIN: NOTES ON ART AND PSYCHOANALYSIS THROUGH J. LACAN
Autor: ANDRE LUIZ ABU MERHY BARROSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCUS ANDRE VIEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 50740
Catalogação:  10/12/2020 Liberação: 10/12/2020 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50740&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50740&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50740

Resumo:
This work establishes a path in the Freudian work and in the teaching of J. Lacan around the object of psychoanalysis and its relationship with art. Our route begins with S.Freud, in the scope of the experience, especially with regard to the text the Uncanny of 1919, passing through Lacan s teaching, notably in his Seminars on Ethics, Anguish and in his 1964 study about the gaze as an object (petit a). During this journey, we made contact with the work of artists, predominantly visual, what confirmed us Freud s sentence, reaffirmed by Lacan, according to which the artist precedes the psychoanalyst. This sentence established for us an orientation: we study the Lacanian concept of the real and the way that art can transmit and teach the psychoanalyst ways of dealing with what escapes and exceeds symbolic articulation. We studied how certain images would be able to circumscribe this excess in a composition that, although it does not accommodate it completely, offers a possible place for it. At the end, a different clinical direction took our attention and pointed to the clinic of psychoses - beyond the structure and the object. At this stage, the artist can once again guide us from a parallel drawn between the invention, formulated by Miller and attributed to psychosis, and the construction of unique subjective arrangements and solutions close to creation and artistic making.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui