XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: VIRTUAL REALITY AND ITS ADOPTION IN HIGHER EDUCATION: ATTITUDE AND INTENTION OF ADOPTING VIRTUAL REALITY BY HIGHER EDUCATION STUDENTS Autor: CAROLINA PEREIRA DE CASTRO FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE BRANTES FERREIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 48675
Catalogação: 18/06/2020 Liberação: 18/06/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48675&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48675&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48675
Resumo:
Título: VIRTUAL REALITY AND ITS ADOPTION IN HIGHER EDUCATION: ATTITUDE AND INTENTION OF ADOPTING VIRTUAL REALITY BY HIGHER EDUCATION STUDENTS Autor: CAROLINA PEREIRA DE CASTRO FREITAS
Nº do Conteudo: 48675
Catalogação: 18/06/2020 Liberação: 18/06/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48675&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48675&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48675
Resumo:
The subject of Virtual Reality has solidified its applicability and shown
itself to be increasingly relevant as a technology to overcome the physical barriers
of communication and experiential learning. In this context, education appears as
one of the areas most likely to benefit from this technology, since the use of
Virtual Reality can provide unimaginable practical experiences in absorbing
information as well as allowing for complex distance interactions, assisting and
serving to innovate educational practices and methodologies, contributing to the
qualification of professionals trained for the challenges and needs of the current
technological market environment. The study proposes and tests a model for
measuring factors that may influence the adoption of Virtual Reality in higher
education. In order to relate the topic of Virtual Reality and innovation adoption,
the study model was based on the innovation attributes of the innovation diffusion
theory (IDT - ROGERS, 2003) and the hypotheses tested the effects of relative
advantage, complexity, compatibility, trialability, observability and perceived
playfulness in the general attitude of Virtual Reality adoption, as well as the effect
of such attitude on the intention to adopt this technology. The quantitative
research analyzes a sample of 382 students from public and / or private higher
educational institutions in Brazil. The findings allow us to infer that several of the
factors studied affect the intention to adopt Virtual Reality for learning,
confirming most of the research hypotheses. The study results represent advances
in knowledge about the adoption of Virtual Reality in education and suggest
important contributions for students and higher education institutions, with regard
to the adoption and implementation of Virtual Reality technologies in teaching
practices.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |