XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: QUEENS OF THE CLUB AND MUSES OF SAMBA-ROCK: RACE AND GENDER IN BLACK SOCIABILITY Autor: KARINA ALMEIDA DE SOUSA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 48450
Catalogação: 04/06/2020 Liberação: 12/06/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48450&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48450&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.48450
Resumo:
Título: QUEENS OF THE CLUB AND MUSES OF SAMBA-ROCK: RACE AND GENDER IN BLACK SOCIABILITY Autor: KARINA ALMEIDA DE SOUSA
Nº do Conteudo: 48450
Catalogação: 04/06/2020 Liberação: 12/06/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48450&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48450&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.48450
Resumo:
Race and gender are articulated in different contexts, in this article we will focus on the scenario of Black Social Clubs and Black/Samba-Rock Balls in the capital and in the interior of the state of São Paulo, based on ethnographic data, interviews and collection of audiovisual materials. Restrictions on the access of the black population to the wider society after the post-abolition period are part of the emergency scenario of black social clubs, as well as of the balls, in this sense these spaces appear and develop in order to guarantee recreational, cultural or cultural activities. beneficiaries for a specific group. In social clubs, recreational activities such as gala balls, debutante balls and miss won parades are taken as an expression of the intersection between gender and race in the construction of a specific form of sociability. Currently, the clubs, as well as the events held inside, have suffered a drastic reduction, being replaced by samba-rock balls. Here, the ethnographic data present us with sufficient elements to analyze the continuities and the ruptures between performances and stereotypes of gender and race, especially when we reflect on the social role developed by women and the expected / desired performance. The article investigates, therefore, the negotiations that the spaces in question present regarding the representations about the feminine from the intersection between race and gender.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |